sábado, 27 de janeiro de 2018

Como falar a mesma língua que o seu público alvo



Você deve alcançar o olhar da sua audiência, isto é, o público que você pretende alcançar como cliente. Para isso a proximidade dessa audiência é um factor de extrema relevância, apertar as mãos deles, saber quem eles são, como se sentem e quais os seus problemas necessidades e sonhos.

Este processo leva  a estabelecer a confiança, que é um elemento fundamental para manter um cliente.

Se a audiência acreditar que você ou a sua empresa sabe e entende quem eles são e o que precisam, você já deu um passo importante na direcção de convencê-los de que, qualquer que seja a sua oferta para que eles,  é sempre uma boa ideia.

Quem você quer alcançar?

A primeira etapa a trabalhar numa campanha de aquisição de novos clientes é definir a sua audiência de marketing ou saber quem é o seu público.
O primeiro passo a descobrir são os dados demográficos. Talvez você tenha alguns dados sobre as pessoas que estão visitando o seu website e comprando os seus produtos, mas você precisa de conhecer os dados das pessoas que precisam do produto ou serviço que você vende.
Dados como quem são, idade, género, composição do agregado familiar, rendimento anual, habilitações literárias, etc.
Com dados o mais reais possível da audiência, você consegue atingir melhor as dores dessa audiência.
Coloque-se no lugar deles, mapa da empatia.
Nesta etapa entrar na mente da sua audiência, é o passo fundamental para conseguir saber quais as dores dessa audiência.
As pessoas são únicas. De fato, você estudar os detalhes delas, isto é uma vantagem no mundo do marketing, por que você não precisa criar milhares de mensagens originais para cada um dos seus clientes. Abrace a homogeneidade!

Quando você se coloca no lugar da audiência, você está a viver o dia a dia dessa audiência e assim sente as dores dessa audiência, você consegue identificar os problemas ou necessidades da audiência. 
Deste modo você tem uma enorme vantagem em vender a solução para os problemas da audiência, porque com a empatia, isto é, colocando-se no lugar da audiência, você acaba de viver essas dores e isto é uma vantagem em fabricar a resolução dessa dor.
Quando você pensa nos desafios que eles estão enfrentando, por exemplo  se eles têm o frigorífico avariado, ou se precisam de um seguro de saúde, quais problemas de negócios que enfrentam, etc. 
Identificar os problemas, registar no papel e conseguir uma solução para eles é pura empatia e isso trás resultados vantajosos.
E, se você realmente quiser ir mais além, considere um passo seguinte: quais problemas podem aparecer a seguir? 
Se você puder prever as necessidades dos seus clientes, saltando o problema seguinte, você pode se preparar para fazer maiores vendas no longo prazo e para ter maior sucesso.

Divulgue essa solução

Quando você identificar a solução para as dores da sua audiência, então deve divulgar essa solução, por isso use os seguintes passoas:
1 - Segmente a audiência  geograficamente e pelos dados demográficos, mas acima de tudo pela dor identificada.
Quanto mais específico for maior a taxa de conversão, não se esqueça que você está a falar para uma audiência que precisa do produto ou serviço que você vende, foi você que descobriu isso através da empatia.
2 - Use as redes sociais. O seu público está nas redes sociais, de certeza no Facebook, então faça post orgânicos com conteúdos referenciando a solução para as dores.
Promova também com Facebook ADS, anúnicos pagos, esta é a forma mais rápida e também para a atingir um maior número de conversões.
3 - E por fim analise as métricas e faça alterações no que porventura possa não estar a correr da melhor maneira.

Faça uma chamada para acção personalizada

A chamada para acção (CTA) é o mais importante importante, porque é aqui que a venda tem inicio.

Qual a acção que você quer que esse público tome? 

       Ir para a página de vendas do website?
       Ir para uma página de captura?
       Ir para uma página de informação de produto ou serviço?
       Ir para um formulário?

A chamada para a acção deve ser clara e única.

Ao aplicar este método você poderá ter um enorme caudal de novos clientes, é importante recebe-los com a dedicação que merecem, afinal o cliente é o principal activo de uma empresa, sem cliente a empresa não vive.


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