domingo, 14 de janeiro de 2018

Conteúdos que geram negócios e ajudam a manter os clientes

conteúdo de conversão

São 8,30 da manhã, você liga o seu computador e entra no seu leitor de emails, neste momento você constata a quantidade de propaganda e opções de vendas e compra que chegam à sua caixa de correio, no seu browser, enfim nos demais veículos de circulação de informação e publicidade.

Nos dias de hoje é habitual tomarmos logo pela manhã com uma overdose de conteúdos, e praticamente durante todo o dia recebemos ainda mais, mas como ser humano nós continuamos a ter 24 horas diárias para desfrutar da vida.

Nesse sentido, hoje é preciso escolher bem o que merece a nossa atenção, esse conteúdo que mexeu no nosso cérebro passou a ser a moeda de troca.


Essa moeda de troca nos dias de hoje, é considerada como ouro digital, que é o preço a ser pago pelo valor de um determinado conteúdo.

Nos dias de hoje, se uma pessoa abre um email ou lê um Post publicado nas redes sociais, é um indício de que esse conteúdo tem algo que interessa para essa pessoa.
Mas para que essa pessoa que leu esse conteúdo pratique uma acção, o conteúdo deve de superar as expectativas, ele deve de ir mais além da qualidade e estratégia, ele deve ser um conteúdo conversor.

As empresas para serem visualizadas na internet, elas precisam de ter algo para se destacar dos resto da comunicação emitida pela concorrência, é necessário ir mais além do que falar:
  • das características, 
  • das funcionalidades e 
  • das garantias do produto. 


Estes factores neste momento tornaram-se insignificante e com baixas expectativas, é necessário produzir conteúdos relevantes para ganhar outro ouro, a atenção do público.
O público neste momento tem um grau de exigência bastante elevado, é um público digital.
Este tipo de público quando precisa de comprar algo, quer seja um produto ou um serviço, ele pesquisa a internet de ponta  aponta.

Quando um consumidor entra numa loja para comprar um microndas, esse consumidor sabe mais que o vendedor, ele sabe todas as características, vantagens e inconvenientes das marcas, preços, descontos, serviço pós venda, etc.

Por isso quando estamos a falar de conteúdo, pretende-se enviar algo que consumidor não saiba.



Por isso mesmo o blog é uma parte importante para esta estratégia, o blog foi considerado como um diário virtual, mas hoje, o blog é uma ferramenta com um potencial de comunicação enorme entre a empresa e o consumidor, é ele que pode levar o conteúdo a ser consumido, de modo a provocar a construção de um  relacionamento consistente, porque, do outro lado da internet está o consumidor e ele é uma pessoa.

O conteúdo de conversão está directamente conectado com o relacionamento que esse conteúdo leva até às pessoas.

Se uma empresa não tiver conteúdo publicado no site ou blog que fale sobre os produtos ou serviços, a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do Google é nula.

O consumidor que tem um problema vai no máximo digitar algo relacionado com esse problema na barra de pesquisas do Google, porque ele quer encontrar uma solução para esse e é exactamente aí que os conteúdos se tornam estratégicos para que o consumidor encontre a solução através da sua empresa.

Para criar conteúdos estratégicos você deve ter o seguinte
  • Site da empresa com informação de produtos/serviços
  • Blog da empresa com conteúdos
  • Saber quem é o público alvo
  • Automação em marketing
  • Fluxos de nutrição ou aplicação de mail marketing
Todos os dias existe um mar de conteúdos que aparece no computador do consumidor, mas como ser humano, ele continua a ter apenas 24 horas diárias para viver a vida.

Então, você precisa escolher o que merece a atenção do consumidor, essa atenção passou a ser uma valiosa moeda de troca



É preciso produzir conteúdos relevantes para ganhar a atenção do seu público.

Como estruturar uma estratégia de conteúdos
Uma empresa precisa ter um site com informações sobre o negócio e ter um blog para publicar conteúdos. 

Muitas pessoas acreditam que manter perfis em redes sociais é suficiente, mas a verdade é que essas plataformas são terrenos alugados e podem mudar a qualquer momento, nem todas elas possuem formas fáceis de indexação ou organização das informações postadas, o que dificulta sua recuperação, por isso, é essencial ter um blog próprio, sob seu domínio.

Antes de publicar conteúdos é necessário entender quem é o seu público, as suas necessidades, problemas e sonhos.

Depois produzir conteúdos que visam solucionar esses problemas, por fim optimizar esses conteúdos de forma a ser um conteúdo conversor, ou seja, que o consumidor torne-se cliente, ou por outras palavras, que a sua empresa venda a solução do problema que o consumidor pesquisava.

Para 2018 pense não só em conteúdo, mas em conteúdo de conversão, faça do seu conteúdo um vendedor na sua empresa que trabalha 24 horas por dia 7 dias por semana e 365 dias por ano, sem descanso. E ainda por cima pode ser partilhado o que é mais uma ajuda. Pense nisto: Conteúdo de Conversão.


Os 4S's - SEO, SEM, SMO e SMM como aplicar


O que faz que alguns sites se destaquem no universo digital e alavancar vendas, enquanto outros sites até, ainda melhores, não têm o tráfego que eles merecem? 
Leia mais para descobrir e dê ao seu site o impulso que ele precisa.
As siglas SEO, SMO, SEM e SMM, são os termos que levam a um aumento no tráfego e, à aquisição de clientes, às vendas e em última instância, ao dinheiro fazendo parte do tema chamado Marketing Digital, estes são alguns acrônimos que você precisa saber e entender antes de mergulhar na fase de experimentação deles. 
Em termos leigos, aqui são duas maneiras de gerar tráfego , uma é através de busca orgânica (SEO) e a outra é através de pesquisa paga (SEM). 
Então, na batalha de SEO vs SEM, quem ganha? O tráfego que vem do SEO é sempre gratuito, enquanto o tráfego que vem da SEM é pago.
Mas antes de entrar nas vantagens e inconvenientes das opções Orgânica versus Paga , o ideal é entender primeiro o que é SEO e SEM, juntamente com SMO e SMM.

SEO - (Search Engine Optimization) Optimização de motores de busca
SEO trata do ranking de um site numa página de resultados do Search Engine (SERP), isto é, nos motores de busca.
A técnica de SEO é melhorar o ranking dos mecanismos de pesquisa de um site, dar-lhe mais visibilidade e, portanto, mais tráfego, ela envolve a otimização do site, adicionando as palavras-chave no título da página, meta tags, conteúdo e meta description, atualizando frequentemente o site e aumentando a velocidade na qual ele aparece on-line quer em  desktop ou dispositivo móvel.
Isto significa que se o seu site estiver otimizado de acordo com as técnicas de SEO, a possibilidade do seu site aparecer na primeira e segunda posição dos motores de busca para consultas de pesquisa relacionadas por palavras chaves são muito altas.
As diferentes técnicas de SEO que você pode usar para otimizar seu site são as seguintes
Otimização de On Page: A primeira coisa que você pode fazer em numa página web é optimizá-la para palavras-chave. Para isso a palavra chave deve ser usada no titulo do artigo, como nome do ficheiro, nas meta description e também usar de 1 a 2% do conteúdo no texto, por exemplo, um texto com 300 palavras 2% são palavras chave, ou seja o texto deve ter 6 palavras chave.
Otimização de Off Page: Esse tipo de otimização pode ser feito obtendo backlinks de outros sites relevantes. Por exemplo, você pode optimizar a sua página procurando backlinks de sites com uma classificação mais alta (DA e PA) e para garantir que o link inclua a sua palavra-chave no texto âncora. Isso traria não apenas backlinks de qualidade, e possibilidades de maior classificação.
Técnica SEO de Black Hat: Esta técnica usa estratégias que obtêm classificações mais elevadas, no entanto, são técnicas anti-éticas e não são apreciadas pelos motores de busca.
Técnicas de SEO do white hat: É o oposto exacto da técnica de SEO do Black Hat é a técnica de SEO do White Hat, uma vez que é ético e obedece a todas as regras que o Google define de tempos em tempos para Search Engine Optimization. 
Esta técnica, que consiste em optimizar os sites de acordo com as regras estabelecidas, por exemplo como fazer com que o conteúdo tenha foco no utilizador, como aumentar a velocidade de carregamento do site, tornando as páginas da web responsivas, juntamente com outras diretrizes. Esta técnica leva tempo, mas tem benefícios muito maiores do que a técnica de Black Hat SEO já terá.

SEM (Search Engine Marketing)
Estreitamente associado ao SEO, o SEM pode simplesmente ser definido como o uso do tráfego do mecanismo de pesquisa pago para obter visibilidade.
As maiores plataformas para usar o SEM são o Google AdWords e  o youtube ads.
Se você deseja inserir uma palavra chave no tráfego pago, você deve considerar todas as variáveis associadas a ele, como localização geográfica, Taxas de cliques (CTR), Custo por clique (CPC), etc.
PPC, ou pagar porclique , é uma das principais técnicas de SEM para conduzir no tráfego. Quando uma campanha PPC é iniciada, você não precisa esperar por dias para ver os resultados, porque eles ocorrem quase que imediatamente. 
Quando SEO vs SEM são comparados, com SEO você está à mercê de algoritmos e atualizações de mecanismos de pesquisa, o PPC, é uma característica do SEM que oferece mais controle.  
Ele funciona rapidamente e traz muito tráfego que não apenas aumenta a visibilidade, mas permite que você personalize seus anúncios com base em localização geográfica, hora do dia e seu orçamento. 

SMM (Social Media Marketing)
Significa promover um canal através de canais de redes sociais. Isso dá a possibilidade de acessar uma grande comunidade de redes sociais disponível em vários canais. Também inclui "Pesquisa Social paga" ou publicidade paga.
Embora a busca social paga seja semelhante à SEM, ela adiciona tendência comportamental na equação de pesquisa. A maior parte da publicidade é, no entanto, igual à SEM, onde um anunciante só paga quando um usuário clica no anúncio dele.

SMO (Social Media Optimization)
Isso significa desenvolver perfis em redes de redes sociais sobre o seu negócio ou site, de modo que os membros dessa rede possam visualizar e compartilhar a sua página social com outras pessoas. 
Por exemplo, você tem um blog, a melhor maneira de promovê-lo é criar um perfil do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn e compartilhar informações relevantes com pessoas que possam estar interessadas em seu trabalho. 
Isso pode funcionar como um gateway para adquirir uma grande audiência e gerar tráfego para o seu site sem gastar um centavo. 

Uma lista de SEO vs SEM vs SMO vs SMM

SEO
SEM
SMO
SMM
Tráfego
Orgânico
Pago
Orgânico
Pago
Benefícios
Longo prazo
Termo curto
Longo prazo
Termo curto
Otimização via
Compartilhando informações relevantes
Palavras-chave e páginas web optimizadas
Apelo visual e informações relevantes
Anúncios atrativos
Plataformas
Facebook. Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat
Google, Bing, Yahoo! e outros motores de busca
Google, Bing, Yahoo! e outros motores de busca
Facebook. Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat

SEO VS SEM
Agora que você sabe o que os termos SEO e SEM significam, juntamente com as diferentes técnicas que se enquadram nisso. 
O resultado da batalha SEO vs SEM é bastante simples.
  • SEO tende a dar sucessos de qualidade, e classificações mais altas, mas isso pode demorar semanas ou meses. SEM, por outro lado, é rápido e tende a dar resultados imediatos.
  • SEO vs SEM pode ser simples explicado. No SEO você adiciona algo a cada dia e obtém resultados mais tarde, o SEM, por outro lado, é o resultado imediato para cada euro gasto. 
  • Na batalha de curto prazo de SEO vs SEM - SEM é o vencedor óbvio.
  • Na batalha de longo prazo de SEO vs SEM - SEO +é  ganha mãos para baixo.

Então, onde deve o seu investimento? Orgânico (SEO, SMO) ou pago (SEM, SMM)?
A resposta simples é - AMBOS.
Não resta SEO vs SEM quando você pretende optimizar o negócio. São os dois lados da mesma moeda, um exige tempo e esforço, o outro exige dinheiro, o principal é transformar o público em clientes.
Além do Black Hat SEO, todas as técnicas acima são necessárias se você deseja obter classificações mais altas num motor de busca, mais visibilidade e mais tráfego.